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 Existência:

 Em conformidade com o disposto no art. 11 da Lei 10.861/04 (SINAES), a FISMA/FCAA constituiu sua Comissão Própria de Avaliação (CPA) com as funções de coordenar e articular o processo interno de avaliação da IES, e de disponibilizar as informações relativas a esses processos.

A Avaliação Interna caracteriza-se como um processo contínuo por meio do qual a IES constrói conhecimento sobre sua própria realidade para compreender os significados do conjunto de suas atividades educativas e alcançar maior relevância social.

A Auto-Avaliação Institucional e a Avaliação Externa; a Avaliação de Cursos; e a Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE), compõem o Sistema Nacional de Avaliação das Instituições de Educação Superior (SINAES).

Quais os objetivos:

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FISMA/FCAA, constituída por portaria em 05 de março de 2004, tem por objetivo “atender às determinações do art. 11, da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, e do art. 7º da Portaria nº 2.051, de 09 de julho de 2004, que tratam do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

A CPA, conforme seu Regimento Interno, tem as seguintes atribuições:

I – condução dos processos internos de avaliação da Instituição;

II – sistematização, interpretação e avaliação das informações recolhidas, considerando a missão e as finalidades da Instituição   estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);

III – prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

Funcionamento:

A CPA conta, na sua composição, com a participação de representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica – corpo docente, corpo discente e corpo técnico- administrativo, e, também, da sociedade civil organizada. A nomeação dos integrantes da CPA é feita pela Diretoria da FISMA/FCAA.

A CPA reúne-se para desenvolver e acompanhar as atividades de avaliação ou mediante convocação do Coordenador.

O desenvolvimento das atividades de avaliação deve levar em conta as características da instituição, seu porte e a existência ou não de experiências avaliativas anteriores, tais como: auto-avaliação institucional, avaliação externa, avaliação dos docentes pelos estudantes, avaliação de desempenho do pessoal técnico-administrativo, avaliação da pós-graduação, entre outros. 

Membros

NomeTitulaçãoCargo na CPA
Maria Aparecida ViamEspecialistaCorpo Técnico Administrativo
Carla Renata Silva Baleroni GuerraDoutoraCorpo Docente (Coordenadora da CPA)
Ana Eliza da Silva LimaDoutoraCorpo Docente
Mônica AinhagneEspecialistaCorpo Docente
Lauro Kenji KomuroDoutorCorpo Docente
Patrícia Raquel B. RosaMestreCorpo Docente
Claudemir Couto Júnior GraduadoRepresentante Corpo Discente (FCAA)
Eduardo de Almeida LeiteGraduadoRepresentante Corpo Discente (FISMA)
Willian Willy Rossi-Sociedade Civil Organizada

Resultados:

Os resultados dos processos de auto avaliação (avaliação interna) destacam as potencialidades e as fragilidades da IES, e são utilizados como subsídios para a revisão permanente do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Os membros da comunidade acadêmica, os avaliadores externos e a sociedade, recebem o relatório com os resultados da auto avaliação, através de reuniões, documentos informativos (impressos e eletrônicos), painéis, boletins, seminários e outros.
A IES, consequentemente, implementa ações acadêmico-administrativas baseadas nos resultados da auto avaliação e das avaliações externas.

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