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 Existência:

 Em conformidade com o disposto no art. 11 da Lei 10.861/04 (SINAES), a FISMA/FCAA constituiu sua Comissão Própria de Avaliação (CPA) com as funções de coordenar e articular o processo interno de avaliação da IES, e de disponibilizar as informações relativas a esses processos.

A Avaliação Interna caracteriza-se como um processo contínuo por meio do qual a IES constrói conhecimento sobre sua própria realidade para compreender os significados do conjunto de suas atividades educativas e alcançar maior relevância social.

A Auto-Avaliação Institucional e a Avaliação Externa; a Avaliação de Cursos; e a Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE), compõem o Sistema Nacional de Avaliação das Instituições de Educação Superior (SINAES).

Quais os objetivos:

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FISMA/FCAA, constituída por portaria em 05 de março de 2004, tem por objetivo “atender às determinações do art. 11, da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, e do art. 7º da Portaria nº 2.051, de 09 de julho de 2004, que tratam do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

A CPA, conforme seu Regimento Interno, tem as seguintes atribuições:

I – condução dos processos internos de avaliação da Instituição;

II – sistematização, interpretação e avaliação das informações recolhidas, considerando a missão e as finalidades da Instituição   estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);

III – prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

Funcionamento:

A CPA conta, na sua composição, com a participação de representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica – corpo docente, corpo discente e corpo técnico- administrativo, e, também, da sociedade civil organizada. A nomeação dos integrantes da CPA é feita pela Diretoria da FISMA/FCAA.

A CPA reúne-se para desenvolver e acompanhar as atividades de avaliação ou mediante convocação do Coordenador.

O desenvolvimento das atividades de avaliação deve levar em conta as características da instituição, seu porte e a existência ou não de experiências avaliativas anteriores, tais como: auto-avaliação institucional, avaliação externa, avaliação dos docentes pelos estudantes, avaliação de desempenho do pessoal técnico-administrativo, avaliação da pós-graduação, entre outros. 

Membros

Resultados:

Os resultados dos processos de auto avaliação (avaliação interna) destacam as potencialidades e as fragilidades da IES, e são utilizados como subsídios para a revisão permanente do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Os membros da comunidade acadêmica, os avaliadores externos e a sociedade, recebem o relatório com os resultados da auto avaliação, através de reuniões, documentos informativos (impressos e eletrônicos), painéis, boletins, seminários e outros.
A IES, consequentemente, implementa ações acadêmico-administrativas baseadas nos resultados da auto avaliação e das avaliações externas.

CONTATO
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